Rua 16 BE 441 Bairro do Estádio Rio Claro - SP

CPP celebrou 95 anos de luta pelo magistério

blog image
05 Mai

CPP celebrou 95 anos de luta pelo magistério

Com seu propósito atemporal, a entidade segue conectada com as mudanças e lutas de cada épocaFoto: Gabriel RosaNesta terça-feira, 30 de abril de 2025, o Centro do Professorado Paulista completa 95 anos de luta pelo magistério e por uma Educação de qualidade.
“O aniversário é uma oportunidade para celebrar a história e os resultados da entidade, além de fortalecer os laços entre os seus membros e a comunidade em geral”, pontuou o Professor Silvio dos Santos Martins, primeiro vice-presidente do CPP.
O Centro do Professorado Paulista foi criado em 1930, quando um grupo de docentes percebeu a necessidade de ter uma entidade de classe para representação na sociedade civil.Até então, quem falava em nome dos professores era o governo estadual, que também determinava a política salarial, já precária.No dia 30 de abril de 1930, em assembleia geral, o CPP foi instituído tendo sido eleita a primeira diretoria e presidência da entidade.Ao longo de mais de nove décadas, a instituição cresceu ganhando associados em todo o estado de São Paulo. Por meio da Sede Central e das 3 Subsedes na capital paulista, além das 89 sedes regionais, o CPP continua a representar os profissionais do magistério, ativos e aposentados, das redes estadual, municipal e privada.
“Essa regionalização instituída pelo CPP é um diferencial que fortalece a instituição e o apoio aos professores”,
explicou o Professor Sebastião Mário dos Santos, terceiro vice-presidente da entidade.
Com o trabalho dos departamentos Jurídico e Procuradoria, a instituição auxilia diretamente na vida legal e funcional dos associados. Mas o CPP também zela pela saúde, bem-estar e entretenimento dos seus sócios por meio do atendimento médico, cursos de idiomas, Colônias de Férias, clubes, alojamentos e muito mais.Primeira mulher a assumir a presidência do CPP, a Professora Loretana Paolieri Pancera acredita que a entidade cumpre um papel fundamental ao se fazer voz ativa dos professores na busca por políticas educacionais, melhorias salariais, plano de carreira, condições adequadas de trabalho e, principalmente, lutando para que a Educação não seja vista como mercadoria, e sim, um direito fundamental, como ela de fato é.
“Tenho dedicado minha vida à luta pelos professores e pela educação. Ser a primeira mulher presidente do CPP me enche de orgulho e também de responsabilidade. É um grande desafio, ainda mais nos dias de hoje em que a Educação tem sido tão atacada”, declarou a Professora Loretana Paolieri Pancera, presidente do CPP.

Sempre conectado com o seu tempo

Ao longo de sua história o CPP sempre esteve atento e conectado com as necessidades e mudanças que cada época demandava. E com orgulho, busca promover cultura, socialização e informação por meio de suas iniciativas.

Jornal dos Professores

Desde sua fundação a comunicação sempre foi importante para o CPP. Nos primórdios da entidade surgiu a Revista do Professor.Ao longo desses 95 anos, assim como a mídia passou por muitas mudanças, o CPP também. Criado pelo presidente mais longevo da entidade, Sólon Borges, o Jornal dos Professores continua sendo enviado aos associados.Nos últimos anos o JP ganhou o reforço digital com o site, a TV CPPas redes sociaisum podcast e uma newsletter.Assim, foi possível aumentar o alcance e a velocidade com que as informações chegam aos professores.

Coral Mestras Cantoras

Fundado em 1995 pela Presidente do CPP, Professora Loretana Paolieri Pancera, o Coral Mestras Cantoras completa 30 anos em 2025.O grupo, formado em sua maioria por docentes aposentadas, tem destaque entre corais femininos, apresentando-se em escolas, igrejas, teatros, shoppings e festivais da capital e do interior de São Paulo.

Concurso de Corais Infantojuvenil do CPP

Também idealizado pela Presidente do CPP, Professora Loretana Paolieri Pancera, o Concurso de Corais “Infantojuvenil” do CPP está em sua 23ª edição.O evento reúne educadores e alunos das redes pública (municipais e estadual) e particular de ensino do estado de São Paulo. Ao todo, 40 corais se apresentam e são avaliados por um júri especializado. O primeiro e o segundo colocados de cada categoria (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) são premiados.
“O Coral Mestras Cantoras e o Concurso de Corais são iniciativas que nasceram do meu amor pela música. Eles unem quem compartilha do mesmo amor, e mais, geram socialização, desenvolvimento e ajudam a espalhar a arte”, declarou a presidente do CPP.

Firme em seu propósito

O CPP chega perto do seu centenário firme em sua luta pelo magistério. Tendo em vista, inclusive, sua primeira reivindicação: equiparação salarial e aumento progressivo do mesmo. Isso porque preserva sua crença de que a transformação de toda e qualquer sociedade depende da educação.
“Onde houver qualquer necessidade voltada para a educação, o CPP estará contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o Professor Silvio dos Santos Martins, primeiro vice-presidente do CPP.
O compromisso da entidade com sua classe não é apenas em palavras, ele se materializa diariamente por meio das ações realizadas por todos os setores do CPP. Assim, os associados podem ter a certeza de que continuarão tendo um aliado fiel nas lutas que os professores precisam travar.

Parabéns, professor (a), você é o motivo do Centro do Professorado Paulista existir!

Fonte: 
https://cpp.org.br/cpp-celebra-95-anos-de-luta-pelo-magisterio/

Subscribe
For Latest Update